Querida ex-amante

Patrícia Gonçalves
3 min readOct 14, 2018

Por Jasmine Mans

Tradução livre

Querida ex-amante,

Prometo que deixarei de perseguir sua memória em meus sonhos. Vou mostrar seu nome a xícaras de café, muffins e solidão. Casarei com um homem e colocarei meu coração em seu peito como rosas vermelhas em caixões de mogno e terei sua filha, e ela terá olhos me lembrando que Deus ainda acredita em segundas chances.

E se ela decidir amar uma mulher, vou questionar se ela tem a coragem na espinha.

Eu serei lembrada de todas as vezes que nós amamos, como se houvessem datas de expiração tatuadas na parte interna das coxas. Se ela voltar para casa com pálpebras como se estivesse rasgando jeans Levis e joelhos machucados e um coração cheio de pontos de interrogação, eu a segurarei como minha mãe nunca me abraçou.

Josef Adamu recently unveiled a new photo series, The Hair Appointment

Eu vou agarrar seu rosto nas palmas das minhas mãos como o novo testamento no dia do julgamento. Eu vou dizer a ela que o amor é a paixão que lhe permite fazer a coisa certa, e que nenhuma mulher pode brincar de um coração meio vazio. E se ela alguma vez se sentir como se estivesse sozinha, como se fosse uma segunda mão tirada das profundezas do armário da mamãe;

Vou lembrar o seu nome e vou resmungar sob a minha respiração e se ela me perguntar o que eu disse; Vou dizer a ela que sei como é arrastar uma mulher para fora de uma guerra fria e, depois, estar muito desgastada para limpar o campo de batalha que ela fez de você.

Eu vou dizer a ela que seu batimento cardíaco soou como projéteis de arma tropeçando em cimento gasto. Vou dizer a ela que sei como é querer que alguém se lembre de você e que algumas mulheres são péssimas como homens vencidos em ilhas e que desculpas são como máscaras de oxigênio em um avião sequestrado. Perdoe-se antes de perdoar a pessoa sentada ao seu lado.

Vou dizer a ela para nunca se arrepender de amar com se fosse uma tinta permanente, e que as cicatrizes só lhe dão estrias, algo para fofocar e que os corações e os sinais de parada são gêmeos fraternos, perdidos em estradas abertas e baús ocos. E se o espelho da minha filha parecer estranho e ela estiver muito envergonhada, e orgulhosa de correr para os braços da mamãe eu vou rezar — ela tem amigos com corações cheios de borboletas em chamas — , que não são muito legais para orar com ela, que dirão pra que ela pare de procurar a luz no fim do túnel e encontre Deus na escuridão.

Se minha filha alguma vez entrar na minha casa como vidro quebrando, vou contar a ela sobre você. Eu vou dizer a ela que nós nos machucamos como cesarianas de bebês mortos, e que nós choramos juntos, e oramos juntas, e nós rimos como se nossos sorrisos fossem os únicos que importavam neste mundo. E que nos machucamos como mulheres que amavam mulheres, que amavam pessoas que não nos amavam.

Brit/Pexels

Querida ex-amante, espero que minha filha nunca saiba como é um beijo de despedida... Espero que ela nunca saiba o que "te vejo mais tarde" realmente significa. Espero que ela nunca memorize o tom de uma última conversa, porque um coração partido parece borboletas envenenadas dando suas últimas batidas na boca do estômago

Querida ex amante, espero que minha filha nunca tenha sua alma em uma vitrine de poesia com ela, primeiro amor sentado na platéia, sabendo que as mãos que ela usará para aplaudi-la serão as mesmas mãos que nunca a segurarão novamente.

Em inglês:

https://www.youtube.com/watch?v=tpVLLq7KQyE

https://open.spotify.com/track/2uft6EM7KC6OGqi0e9AMxG?si=G2n8iloSTtaMdRGW6G_V7Q

--

--

Patrícia Gonçalves

comunicadora, content designer e poetisa quando fico canceriana demais 🏳️‍🌈